adsense

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Microsoft fecha fábrica em Manaus e demite mais de 1.000 funcionários



A Microsoft fechou sua fábrica na Zona Franca de Manaus e com isso vai demitir 1,2 mil empregos de sua operação no Brasil. O número representa metade dos funcionários que a empresa norte-americana mantém no País.

A empresa informou que toda a operação será mantida, mas agora será feita pela Flextronics, que adquiriu a fábrica. A empresa informou que vai “apoiar todos os funcionários nesta transição”. Ao contrário do que foi informado pela coluna Radar, da Veja, a fabricação do videogame Xbox One será feita em Manaus e não em Sorocaba, em São Paulo.

A Microsoft possuía cerca de 2.400 funcionários em todo o Brasil. Com o fim das atividades da fábrica em Manaus todos os funcionários foram demitidos e deverão continuar com a Flextronics. Porém, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas, Valdemir Santana, disse ao Valor que algumas pessoas têm direito à estabilidade e não serão demitidos.

A unidade fabril tinha sido incorporada à Microsoft após a aquisição da Nokia, no ano passado. A fábrica ainda mantinha em Manaus o Instituto Nokia de Tecnologia (INdT) e a Fundação Nokia, voltadas para educação e pesquisa. Com a venda para a Flextronics, esses institutos irão buscar novas fontes de financiamento. A Microsoft garantiu que todos os alunos matriculados poderão finalizar seus cursos.

Veja a íntegra da Microsoft:

"Como parte da reestruturação do negócio de dispositivos móveis anunciada anteriormente, a Microsoft tem procurado formas de aumentar a eficiência nas operações. Depois de uma profunda e minuciosa avaliação, e sujeita à aprovação regulatória final, a Microsoft decidiu contratar para a fabricação de Xbox e de smartphones no Brasil o nosso parceiro de negócios, a Flextronics, a partir de janeiro de 2016. O objetivo é que a Flextronics mantenha um nível semelhante de operações no Brasil. A Microsoft está empenhada em apoiar os funcionários durante esta transição. A Fundação Nokia e o INDT eram parte dos investimentos da fábrica. E por isso, como apoio integral da Microsoft, a Fundação e o INDT estão a procura de outras frentes de financiamento. A Microsoft, no entanto, vai garantir que todos os alunos atualmente matriculados na Fundação Nokia finalizem o curso." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário